Dieta cetogênica VLCD Pronokal

Também conhecida por Dieta da Nasa ou dieta do astronauta, é uma dieta de muito baixa caloria, dieta cetogênica, que utiliza proteína de alto valor biológico e quase sem nenhum carboidrato. É um método espanhol que chegou no Brasil há alguns anos.

A perda de peso pode chegar no primeiro mês até 8kg para homens e 6kg para mulheres.

Nem todos as pessoas podem fazê-la, portanto, a avaliação médica é essencial como também a realização de exames laboratoriais. Esses procedimentos conferem segurança ao método.

A perda de peso pode chegar a dois quilos por semana nas mulheres e três quilos nos homens na primeira fase (perda de 75 a 80% do peso programado) ao se limitar carboidrato a uma quantidade diária de 50g. Nessa fase, os pacientes relatam pouca ou nenhuma fome.

As refeições são substituídas por proteína liofilizada de alto valor biológico, contendo cerca de 15g de proteína e um total de 100 calorias por sachê. Existem também produtos prontos para consumo.

O método

Dependendo do peso ideal calculados, o método é dividido em 3 etapas:

  1. Etapa ativa – é a fase cetogênica do método. Programa-se 80% do peso a ser perdido nesta etapa, que é composta por 3 fases:
  • Passo 1 – todas as refeições são substituídas pelos sachês ou produtos da pronokal. Pode ser 5 ou 6 refeições ao dia
  • Passo 2 – um produto pronokal é substituído por uma refeição com proteína animal (carne, peixe, frango ou ovos)
  • Passo 3 – dois produtos pronokal são substituídos por refeição com proteína animal

Em todas as fases da etapa ativa é permitida uma quantidade limitada de vegetais e é fundamental a suplementação de vitaminas e minerais e a hidratação adequada.

2. Etapa de adaptação fisiológica – composta por 5 fases, nas quais os carboidratos são introduzidos de forma gradativa ao longo da etapa. Os 20% do peso total a ser perdido é programado para essa fase.

3. Fase de manutenção – dieta balanceada que será sugerida pelo médico e orientada pela nutricionista

Há também o método PNK Express, para quem quer perder pouco peso em pouco tempo. Essa estratégia promete perda de até 6kg em 21 dias.

As fases seguintes são de adaptação fisiológica, com reintrodução de todos os tipos de alimentos.

Avaliação médica é necessária

A avaliação do candidato a essas dietas é realizada em uma consulta com anamnese e solicitação ou avaliação de exames laboratoriais necessários.

A avalia inicial inclui bioimpedância corporal e retorno em até 15 dias para avaliação dos exames solicitado ou da dieta se prescrita na primeira visita

Exemplo de evolução da bioimpedância em uma paciente tratada com método Pronokal mostrando a perda de quase 10kg de massa gorda e menos de 2kg de massa muscular

Por que Pronokal?

Trabalho apenas com o método Pronokal, pois esse método têm mais vários artigos científicos publicados, o que dá mais segurança ao tratamento.

Atenção: Não comercializo os produtos!